O que é Estereolitografia (SLA)

A estereolitografia (SLA) é a primeira tecnologia de impressão 3D comercializada, inventada nos anos 1980 por Chuck Hull, cofundador e diretor de tecnologia da 3D Systems. Esta tecnologia usa um laser ultravioleta para curar com precisão as seções transversais de fotopolímero, transformando-as do estado líquido para o sólido. As peças são construídas diretamente de dados CAD, camada por camada em protótipos, padrões de fundição de precisão, ferramentas e peças de uso final.

Uma vez concluído o processo de impressão por SLA, as peças de SLA são limpas numa solução solvente para remover qualquer resina residual não curada da superfície da peça. Depois, as peças limpas são curadas num forno UV.

Sobre a estereolitografia (SLA)

A SLA tem tudo a ver com precisão e exatidão, então é usada com frequência onde a forma, o encaixe e a montagem são fundamentais. As tolerâncias em peças de SLA normalmente têm menos de 0,05 mm, e a SLA oferece o acabamento de superfície mais liso de qualquer processo de fabrico aditivo. A qualidade que a SLA atinge, é particularmente útil para criar padrões de fundição altamente precisos (por exemplo, para moldes de injeção, fundição e fundição a vácuo) , assim como para protótipos funcionais, modelos de apresentação e realizar testes de forma e encaixe. A tecnologia da SLA é extremamente versátil e pode ser usada em qualquer número de áreas que requerem precisão acima de tudo.

A estereolitografia (SLA) também oferece uma vantagem em termos de velocidade quando é necessário produzir vários protótipos funcionais ou ter rápido acesso a padrões de fundição. A combinação vencedora de velocidade e precisão da tecnologia SLA tornam na uma excelente escolha para avaliar protótipos. A precisão da SLA significa impressões fiéis ao design final, que permitem identificar e corrigir defeitos de design, colisões e possíveis obstáculos de fabrico em massa antes da produção começar.

A SLA fornece características comparáveis a peças normalmente usinadas de polipropileno ou ABS para produção de baixo a médio volume e não requer ferramentas lentas e caras para personalização nem mudança de ferramentas. Além disso, a SLA permite custos de materiais reduzidos, já que a resina não utilizada permanece na cuba, pronta para projetos futuros.

Como as peças de SLA podem exigir estruturas de suporte, necessitam quase sempre de pós-processamento, o que abre oportunidades para novas características da peça. As peças de SLA podem ser polidas a vapor, jateadas por grânulos ou por areia, e podem até ser galvanizadas com metal, como por exemplo o níquel. A galvanoplastia torna a peça de SLA significativamente mais forte, mas também condutora de eletricidade e mais estável em termo de dimensões em ambientes húmidos.

Aplicações SLA

Ao oferecer um acabamento de superfície mais suave que qualquer processo de fabrico de aditivo, a qualidade das peças de SLA tornam esta tecnologia excelente para:

Gerais

  • Modelos de verificação de design para modelos de aparência e prova de conceito;
  • Protótipos e modelos funcionais para testes de forma e ajuste;
  • Modelos de teste de túnel de vento;
  • Produtos e componentes transparentes;
  • Montagens complexas;
  • Componentes sob o capô;
  • Personalização em massa.

Ferramentas e padrões

• Padrões de fundição de investimento
• Padrões de sacrifício para fundição de metais
• Gabaritos e acessórios de montagem personalizados
• Ferramentas, moldes e matrizes
• Padrões mestres de uretano/fundição a vácuo fundidos

Materiais biocompatíveis

  • Ferramentas/guias cirúrgicas;
  • Aparelhos dentários;
  • Aparelhos auditivos.

Propriedades e uso de materiais de SLA

As nossas resinas Accura SLA oferecem os protótipos de encaixe/forma mais precisos para verificação de design antes da confirmação para produção. A sua alta precisão e o excelente acabamento de superfície tornam estas resinas a escolha preferida para modelos de designer, verificação de engenharia e padrões mestre para moldes de borracha e silicone.

Os materiais de Estereolitografia (SLA) estão disponíveis com uma ampla gama de propriedades mecânicas e podem produzir peças com características semelhantes a ABS moldado por injeção ou polipropileno, adequados para aplicações como montagens de encaixe rápido, componentes automóvel e padrões mestre. Também estão disponíveis materiais SLA para aplicações com temperatura mais elevadas e materiais transparentes com propriedades semelhantes ao policarbonato. O nosso portfólio de materiais de SLA também inclui materiais biocompatíveis adequados a série de aplicações médicas, como ferramentas cirúrgicas, aparelhos dentários e aparelhos auditivos. Existem ainda outros materiais de Estereolitografia (SLA) que foram especificamente criados para padrões descartáveis de fundição de precisão, que oferecem baixa formação de cinzas e elevada precisão, para além de serem expansíveis.

Conduta em Accura AMX Rigid Black impresso através Estereolitografia (SLA)

Rígido

Estética e propriedades semelhantes ao ABS moldado por injeção.

Material Accura Xtreme White 200 impresso através de Conduta em Accura AMX Rigid Black impresso através Estereolitografia (SLA)

Resistente e durável

Aparência e sensação de polipropileno.

Protótipo de garrafa produzido com Birdstone Schweppes Estereolitografia (SLA) Accura ClearVue

Limpar

Incluí o material de maior clareza da indústria para peças semelhantes a policarbonato

3D Systems Accura CastPro Estereolitografia (SLA)

Moldável

Resinas dispensáveis formuladas especificamente para padrões descartáveis QuickCast® de fundição de precisão.

3D Systems Accura Bluestone Estereolitografia (SLA)

Alta temperatura

Temperaturas de deflexão térmica que chegam a ultrapassar 215 ˚C (419 °F) e oferecem um desempenho excecional em condições extremas.

Anel azul impresso em 3D com a ProJet 6000 HD

Materiais especiais

Incluindo opções para fundição específica de joias e produção de modelos dentários.

Por que usar estereolitografia?

Conheça as nossas impressoras de Estereolitografia (SLA)

As nossas impressoras de estereolitografia (SLA) produzem peças precisas diretamente dos dados CAD 3D sem precisar de ferramentas convertendo materiais líquidos e compósitos em seções transversais sólidas, camada por camada, usando um laser ultravioleta.

Oferecemos uma solução de impressão 3D integrada para SLA incluindo hardware, software e materiais, ajustados para atingir o padrão de ouro em acabamento de superfície e precisão. A definição da borda, as tolerâncias e a precisão das peças de SLA rivalizam com peças plásticas usinadas ou moldadas. 

Vista perspetiva da ProJet 6000 HD

ProJet 6000 HD

A impressora 3D SLA ProJet 6000 HD oferece recursos incomparáveis da tecnologia de impressão 3D de estereolitografia (SLA), ajustados para proporcionar economia e disponibilidade de materiais inigualáveis, numa área ocupada menor. Imprima em 3D peças de SLA com precisão e acabamento de superfície incomparáveis.

Impressora 3D ProJet 7000 HD vista de perspetiva

ProJet 7000 HD

As impressoras 3D ProJet 7000 HD aproveitam as vantagens incomparáveis da estereolitografia (SLA), permitindo peças únicas de grandes dimensões ou séries de protótipos de fabrico de aditivo de tamanho menor, além de peças de uso final com até 380 x 380 x 250 mm (15 x 15 x 10 pol.) de tamanho.

Impressora 3D ProX 800

A ProX 800

A ProX 800 é uma impressora 3D de grande escala, altamente eficiente, produz, com desperdício mínimo, peças exatas com materiais compostos e de plástico sem as limitações das ferramentas. Produtiva e confiável, a ProX 800 produz materiais de fabrico de aditivo com a mais alta precisão e exatidão e a maior variedade de materiais.

Impressora 3D ProX 950 - Vista de perspetiva

ProX 950

A impressora 3D de SLA ProX 950 produz peças de plástico grandes (de até 1500 mm) de alta qualidade, com precisão e qualidade de superfície obtidas somente com a tecnologia de estereolitografia (SLA).

Impressora 3D SLA 750

SLA 750

A impressora 3D SLA 750 oferece a melhor qualidade e precisão de superfície em todos os pontos nas grandes construções, com resolução de detalhes, suavidade de parede e fidelidade incremental superior.

Pedido de Contacto