O que é Fotogrametria 3D?

A fotogrametria 3D é uma técnica onde é possível extrair formas, geometrias, dimensões e posições de um objeto através de múltiplas fotografias. É uma técnica que pode ser aplicada em todas as situações e áreas, desde que o objeto possa ser fotografado.

O termo fotogrametria deriva das palavras gregas. Photos que significa luz, gramma, que significa algo desenhado ou escrito e metron, que significa medir. Fotogrametria, de acordo com suas origens, significaria medir graficamente usando luz.

Utilização de um sistema de mapeamento

Simplificação do processo de digitalização de peças e/ou superfícies de grande dimensão, através das posições dos pontos-alvo identificadas pelo mapeamento da fotogrametria 3D.
Com o mapeamento já executado, conseguimos obter um posicionamento e alinhamento das várias malhas e de múltiplas peças, de forma automática.

Objetivo da Fotogrametria 3D

O objetivo é reconstruir a forma 3D de um objeto, esta reconstrução pode ser em forma digital ou em forma de mapa:

  • Digital gera um ficheiro (em formato .stl ou .obj) com toda a informação 3D e geometria do objeto;
  • Mapa gera um ficheiro de medição com toda a informação dimensional do objeto.
EinScan HX a fazer digitalização 3D a uma jante
Sistema de fotogrametria 3D Digimetric

Os nossos Sistema de Fotogrametria 3D

O sistema de fotogrametria 3D DigiMetric é um novo tipo de equipamento de medição 3D. É conhecido como a nova geração de sistemas de medição por coordenadas digitais óticas, que é amplamente utilizada nas maiores indústrias, e marcou uma nova era no campo da tecnologia de medição 3D rápida de peças de grande porte.