O que é impressão direta em metal (DMP)

A Impressão Direta de Metal é uma tecnologia de fabrico aditivo da 3D Systems. Esta tecnologia utiliza um laser para sinterizar (fundir e unir) materiais à base de pós metálicos ou cerâmicos, camada a camada, formando modelos sólidos. O sistema consiste num laser, uma câmara de construção e um sistema de controlo.

A impressão direta em metal oferece uma flexibilidade de design ilimitada e ultrapassa as limitações geométricas e retenção de superfícies.

O custo de fabrico de componentes depende não da complexidade, mas de quantidades. A impressão direta em metal é ideal para produzir componentes compactos com formas complexas, canais internos, texturas de superfície complexas, estruturas internas e elevados níveis de detalhe. As tecnologias aditivas e subtrativas podem ser combinadas para o custo por peça mais efetivo.

Sobre a impressão direta em metal (DMP)

A DMP é uma tecnologia de impressão 3D que molda qualquer geometria de peça de metal derretendo pó de metal camada por camada. Esta tecnologia é aplicada para montar material em camadas em vez de o remover em etapas diferentes. As partículas de pó de metal, identificadas pelo laser, derretem rapidamente para que o novo material seja fixado à camada anterior, sem cola ou líquido aglutinador. Um laser de fibra potente, com alta intensidade de energia opera na área inerte dentro da máquina, o que garante que as peças criadas de metal exibam uma estrutura de material densa e homogénea. O design CAD das peças impulsiona diretamente as máquinas de produção DMP sem a necessidade de programação ou ferramentas.

A DMP é uma tecnologia ideal para uma utilização nas áreas aeroespacial e de defesa. Esta permite a produção de formatos pequenos e extremamente complexos, sem a necessidade de ferramentas. 

Tecnologia de metal no fabrico aditivo

Porquê usar a impressão direta de metal?

Leve

Reduza o peso, melhore a relação rigidez/peso por meio da otimização topológica, do esvaziamento, da aplicação de estruturas reticulares internas e/ou da consolidação de conjuntos para reduzir os fixadores.

Consolidação de peças

Faça a gestão de peças e elimine processos críticos de montagem, como soldadura, que exigem controlo e inspeção de qualidade extensivos. Reduza o tempo e os custos de montagem eliminando a necessidade de mão de obra de submontagem, gabaritos e acessórios.

Fluxo de fluidos

Repense e permita o design de fluxo de fluidos para obter o melhor arrefecimento, aquecimento, mistura ou fluxo de outro fluido numa peça. Aproveite o melhor uso do CFD produzindo geometrias que são verdadeiramente otimizadas para dinâmica de fluidos e que não são alcançáveis com tecnologias de produção convencionais.

Melhoria funcional

Projete de forma criativa e aumente a funcionalidade do seu componente, ou produto, fazendo uso da liberdade de design que a AM de metal oferece.

Conheça as nossas impressoras de impressão direta em metal

Com as nossas impressoras 3D de impressão direta em metal produza produtos, componentes e ferramentas com menos peso, mais recursos e montagens simplificadas. Poupe tempo e dinheiro com uma solução integrada para fabrico de metal de precisão, utilizando software de fabrico aditivo, como o 3DXpert, materiais certificados e suporte a utilizações especializadas.

imagem-perspetiva-impressora-3d-dmp-flex-100

DMP Flex 100

A DMP Flex 100 é uma Impressora 3D de metal precisa, rápida e acessível. É indicada para componentes mais elaborados e paredes ou superfícies mais finas.

imagem-perspetiva-impressora-3d-dmp-flex-200

DMP Flex 200

A DMP Flex 200 foi desenhada para o fabrico profissional de peças pequenas mas complexas, com elevado nível de detalhe, uma vez que utiliza a tecnologia de impressão direta em metal da 3D Systems.

imagem-impressora-3d-dmp-flex-350

DMP Flex 350

A DMP Flex 350 e a DMP Flex 350 Dual são impressoras 3D de metal com elevado rendimento e grande consistência na produção de peças, atingindo excelentes níveis de qualidade com as ligas metálicas mais exigentes.

imagem impressora 3d metal dmp factory 350-0

DMP Factory 350

A DMP Factory 350 e a DMP Factory 350 Dual são sistemas de fabrico aditivo de metal de alto desempenho que oferecem uma alternativa resistente aos processos de fabrico tradicionais.

Impressora 3D de metal - DMP Factory 500

DMP Factory 500

A DMP Factory 500 é uma solução de impressão 3D de metal otimizada para um fluxo de trabalho escalável com peças de maiores dimensões, produção de peças de alta qualidade, alto rendimento e baixo TCO, produzindo peças de até 500 mm x 500 mm x 500 mm de tamanho.

Pedido de Contacto