O que é impressão direta em metal (DMP)
A Impressão Direta de Metal é uma tecnologia de fabrico aditivo da 3D Systems. Esta tecnologia utiliza um laser para sinterizar (fundir e unir) materiais à base de pós metálicos ou cerâmicos, camada a camada, formando modelos sólidos. O sistema consiste num laser, uma câmara de construção e um sistema de controlo.
A impressão direta em metal oferece uma flexibilidade de design ilimitada e ultrapassa as limitações geométricas e retenção de superfícies.
O custo de fabrico de componentes depende não da complexidade, mas de quantidades. A impressão direta em metal é ideal para produzir componentes compactos com formas complexas, canais internos, texturas de superfície complexas, estruturas internas e elevados níveis de detalhe. As tecnologias aditivas e subtrativas podem ser combinadas para o custo por peça mais efetivo.
Sobre a impressão direta em metal (DMP)
A DMP é uma tecnologia de impressão 3D que molda qualquer geometria de peça de metal derretendo pó de metal camada por camada. Esta tecnologia é aplicada para montar material em camadas em vez de o remover em etapas diferentes. As partículas de pó de metal, identificadas pelo laser, derretem rapidamente para que o novo material seja fixado à camada anterior, sem cola ou líquido aglutinador. Um laser de fibra potente, com alta intensidade de energia opera na área inerte dentro da máquina, o que garante que as peças criadas de metal exibam uma estrutura de material densa e homogénea. O design CAD das peças impulsiona diretamente as máquinas de produção DMP sem a necessidade de programação ou ferramentas.
A DMP é uma tecnologia ideal para uma utilização nas áreas aeroespacial e de defesa. Esta permite a produção de formatos pequenos e extremamente complexos, sem a necessidade de ferramentas.
Tecnologia de metal no fabrico aditivo
Impressão direta em metal (DMP) é mais eficiente que SLM?
A tecnologia básica é a mesma: um laser que solda seletivamente camadas finas de pó de metal. A diferença está no detalhe e experiência. As impressoras DMP da 3D Systems têm sido utilizadas para produzir mais de 500.000 peças em metal. Esta experiência traduz-se em impressoras 3D de metal que asseguram qualidade, produtividade e custo total de aquisição (TCO) reduzido. Módulos de impressão amovíveis (RPMs) permitem uma eficiência produtiva elevada. A câmara de vácuo permite assegurar a qualidade consistente de peças com um desperdício mínimo de material. Quando a qualidade de peças, volume de produção e eficiência importam, a melhor opção é a impressão direta em metal (DMP).O que é a Power Bed Fusion (PBF)?
É um termo que resume todas as tecnologias que derretem e fundem seletivamente pó de metal ou plástico para construir peças complexas a partir de ficheiros CAD. Estes métodos usam um laser (DMP/DMLS/SLS) ou um raio de eletrões (EBM) e abordagens diferentes para distribuir o pó com rolos ou lâminas.Vantagens e desvantagens do jato binder para metal?
Neste processo, um binder camada a camada une o pó. Uma peça (em bruto) pode ser produzida mais depressa do que com qualquer outro processo em power bed. Destaca-se apenar que este é apenas um dos processos na fase de conclusão de uma peça. O pós-processamento desta peça, cura, remoção de pó, sinterização, infiltração, anelação e acabamentos, normalmente demoram mais tempo do que criar a peça inicial. As vantagens desta tecnologia são as velocidades em que a peça (em bruto) pode ser produzida muito mais rapidamente a custos reduzidos. As grandes limitações deste processo refletem-se nas propriedades mecânicas das peças o que, no geral, uma porosidade muito inconsistente, pode resultar, por exemplo, em densidades inferiores às pretendidas. Estes problemas tornam as peças inadequadas para aplicações que precisem de propriedades mecânicas fortes.Porquê usar a impressão direta de metal?
Leve
Reduza o peso, melhore a relação rigidez/peso por meio da otimização topológica, do esvaziamento, da aplicação de estruturas reticulares internas e/ou da consolidação de conjuntos para reduzir os fixadores.
Consolidação de peças
Faça a gestão de peças e elimine processos críticos de montagem, como soldadura, que exigem controlo e inspeção de qualidade extensivos. Reduza o tempo e os custos de montagem eliminando a necessidade de mão de obra de submontagem, gabaritos e acessórios.
Fluxo de fluidos
Repense e permita o design de fluxo de fluidos para obter o melhor arrefecimento, aquecimento, mistura ou fluxo de outro fluido numa peça. Aproveite o melhor uso do CFD produzindo geometrias que são verdadeiramente otimizadas para dinâmica de fluidos e que não são alcançáveis com tecnologias de produção convencionais.
Melhoria funcional
Projete de forma criativa e aumente a funcionalidade do seu componente, ou produto, fazendo uso da liberdade de design que o fabrico aditivo de metal oferece.
Conheça as nossas impressoras de impressão direta em metal
Com as nossas impressoras 3D de impressão direta em metal produza produtos, componentes e ferramentas com menos peso, mais recursos e montagens simplificadas. Poupe tempo e dinheiro com uma solução integrada para fabrico de metal de precisão, utilizando software de fabrico aditivo, como o 3DXpert, materiais certificados e suporte a utilizações especializadas.
DMP Flex 100
A DMP Flex 100 é uma Impressora 3D de metal precisa, rápida e acessível. É indicada para componentes mais elaborados e paredes ou superfícies mais finas.
DMP Flex 200
A DMP Flex 200 foi desenhada para o fabrico profissional de peças pequenas mas complexas, com elevado nível de detalhe, uma vez que utiliza a tecnologia de impressão direta em metal da 3D Systems.
DMP Flex 350
A DMP Flex 350 e a DMP Flex 350 Dual são impressoras 3D de metal com elevado rendimento e grande consistência na produção de peças, atingindo excelentes níveis de qualidade com as ligas metálicas mais exigentes.
DMP Factory 350
A DMP Factory 350 e a DMP Factory 350 Dual são sistemas de fabrico aditivo de metal de alto desempenho que oferecem uma alternativa resistente aos processos de fabrico tradicionais.
DMP Factory 500
A DMP Factory 500 é uma solução de impressão 3D de metal otimizada para um fluxo de trabalho escalável com peças de maiores dimensões, produção de peças de alta qualidade, alto rendimento e baixo TCO, produzindo peças de até 500 mm x 500 mm x 500 mm de tamanho.