O que é Fotogrametria 3D?
A fotogrametria 3D é uma técnica onde é possível extrair formas, geometrias, dimensões e posições de um objeto através de múltiplas fotografias. É uma técnica que pode ser aplicada em todas as situações e áreas, desde que o objeto possa ser fotografado.
O termo fotogrametria deriva das palavras gregas. Photos que significa luz, gramma, que significa algo desenhado ou escrito e metron, que significa medir. Fotogrametria, de acordo com suas origens, significaria medir graficamente usando luz.
Processo de Fotogrametria 3D
O processo de fotogrametria 3D é em dividido dois momentos
Captura de Imagens
A primeira etapa é capturar imagens da cena/peça desejada. É importante que as imagens sejam capturadas de vários ângulos e com boa qualidade de resolução para garantir a precisão do modelo gerado.
Processamento de Imagem
As imagens são processadas por um software especializado de Fotogrametria para determinar as distâncias e posições relativas. O software usa técnicas de correspondência de imagem para detetar e mapear características únicas nas imagens, como pontos, linhas e formas, e usa essas informações para criar um modelo 3D.
Utilização de um sistema de mapeamento
Simplificação do processo de digitalização de peças e/ou superfícies de grande dimensão, através das posições dos pontos-alvo identificadas pelo mapeamento da fotogrametria 3D.
Com o mapeamento já executado, conseguimos obter um posicionamento e alinhamento das várias malhas e de múltiplas peças, de forma automática.
Porquê usar Fotogrametria 3D?
Objetivo da Fotogrametria 3D
O objetivo é reconstruir a forma 3D de um objeto, esta reconstrução pode ser em forma digital ou em forma de mapa:
Digital gera um ficheiro (em formato .stl ou .obj) com toda a informação 3D e geometria do objeto;
Mapa gera um ficheiro de medição com toda a informação dimensional do objeto.
Benefícios da Fotogrametria 3D
A Fotogrametria 3D é uma técnica eficiente e versátil que oferece múltiplos benefícios, permitindo a realização de:
- Levantamentos topográficos;
- Monitorização de deslizamentos de terra;
- Melhorias para projetos arquitetónicos;
- Monitorização de estruturas e manutenção;
- Criação de modelos virtuais de edifícios;
- Construção de estradas;
- Planeamento urbano.
Áreas de aplicação da Fotogrametria 3D
A Fotogrametria foi desenvolvida no século XX como uma forma de fornecer medidas precisas a partir de imagens aéreas. Originalmente, era utilizada apenas para fins militares, mas com o desenvolvimento de tecnologias de imagem e computação, a Fotogrametria tornou-se uma ferramenta valiosa para várias aplicações, tais como:
- Simulações, visualizações e análises;
- Geodésia;
- Arquitetura;
- Paisagismo;
- Arqueologia;
- Geologia.
Fotogrametria e Engenharia Inversa
A Fotogrametria 3D é frequentemente usada em conjunto com a Engenharia Inversa para recriar objetos e estruturas complexas, como partes de veículos, máquinas, dispositivos eletrônicos e equipamentos de fabrico.
A Engenharia Inversa define-se como o ato de transformar algo que existe apenas fisicamente num modelo CAD, possibilitando a sua produção e até uma melhoria de performance com a alteração de design.
Ao combinar informações de fotografias e modelos 3D criados com a Fotogrametria 3D, é possível recriar um projeto original com mais facilidade e precisão.
Os nossos Sistema de Fotogrametria 3D
O sistema de fotogrametria 3D DigiMetric é um novo tipo de equipamento de medição 3D. É conhecido como a nova geração de sistemas de medição por coordenadas digitais óticas, que é amplamente utilizada nas maiores indústrias, e marcou uma nova era no campo da tecnologia de medição 3D rápida de peças de grande porte.